SHOE OF THE FUTURE
A Diabetes é uma doença em expansão. Já faz parte da vida de 422 milhões de pessoas no mundo. Ser diagnosticado com Diabetes afeta a qualidade de vida da pessoa de várias formas, afeta o coração, os rins, a visão e os membros superiores e inferiores. Em casos mais sérios pode levar à amputação. Ter uma alimentação equilibrada e fazer alguma atividade física faz com que o risco de ter Diabetes tipo 2.
E se o seu calçado o ajudasse na sua atividade?
E se o seu calçado o motivasse a andar mais? E se seu calçado se pudesse evoluir e mudar de cor e características? Estas questões constituíram o contexto e inspiração para o desenvolvimento do sapato do futuro.
O “The Shoe of the Future” é uma resposta às questões anteriores porque:
- A gáspea é feita numa malha flexível e respirável;
- O tecido é condutor e muda de cor;
- Tem um número mínimo de costuras;
- As solas feitas com impressão 3D, têm uma estrutura auxética para máxima absorção de choques e menor pressão na área do contraforte.
A junção destes materiais cria um equilíbrio perfeito entre ter um bom suporte e, ao mesmo tempo, suavidade.
O “Shoe of the Future” tem associado uma aplicação móvel, o NiMO - The Nimco Intelligent Mobility Optimizer. O sapato possui sensores que monitorizam o nosso nível de hidratação, tensão arterial, peso, pulsação, temperatura e dispêndio calórico. Também pode incluir um sistema de localização por GPS que nos orienta o percurso, para que este seja otimizado segundo o nosso objetivo e por exemplo evite passar por restaurantes de fast food.
O “Shoe of the Future” evolui consigo e com o melhorar da sua condição física. Conforme fica mais em forma o sistema liberta para si uma recompensa, pode aceder a mais funcionalidades, mudar de cores, obter descontos, mas mais importante que isso, o prémio do seu seguro de saúde pode diminuir.
Para já, este projeto é apenas um exercício que resultou num protótipo, mas a NM4Y tem a certeza de que este é o futuro do calçado. Também temos a certeza de que o futuro calça NM4Y!
